PEDRAS VIVAS PARA OFERECER SACRIFÍCIOS 1 Pe 2.5
Texto: 1 Pedro 2:5 “Vós também como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”.
Introdução: Já entendemos o que é uma pedra Viva e agora precisamos entender o que é sacrifício.
Para alguns, sacrifício seria: levantar cedo em dias frios, pegar ônibus cheio no final da tarde e sentir aquele cheiro de CC, ter que engolir sapo quando temos a certeza de que estamos na razão, mas enfim...
Segundo o dicionário Sacrifício é o ato de sacrificar-se, renúncia ou privação de algo que apreciamos.
Mas sacrifício é algo complexo, pois envolve todas as áreas de nossa vida. E além disto a Bíblia nos ensina que não deve ser apenas um simples sacrifício, mas deve ser um sacrifício agradável a Deus. Dentre diversos tipos de sacrifícios que podemos fazer como Pedras Vivas, vejamos alguns exemplos:
I-Sacrifício de Louvor
"Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome" ( Hb 13:15 )
“Com a boca confessamos e com o coração nós cremos”
Quando falamos de louvor, logo lembramos do Coral, da Camerata, da Equipe de Louvor, dos Instrumentos, Play Back etc.
Mas, Pedras Vivas que oferecem sacrifícios devem entender que este louvor está muito alem de um louvor entoado com voz. Este sacrifício de louvor é Obediência, Vida Consagrada e Direcionamento de Deus.
- Glorificar o Pai através do anúncio das virtudes de Jesus Cristo aos homens. Obediência à ordem Deus é um Sacrifício de Louvor!
· Fazer de nossas vidas um louvor a Deus, através do nosso testemunho. Uma Vida Consagrada é um Sacrifício Espiritual agradável a Deus!
· Uma vida direcionada pela Palavra de Deus.
Viver na Direção de Deus é um Sacrifício de Louvor!
“Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará” ( Sl 50:23 );
II-Sacrifício através do coração quebrantado
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51:17).
Coração quebrantado é sinônimo de coração abatido ou debilitado. Muitas vezes ficamos com nosso coração abatido por um termino de um relacionamento, com a perda de um emprego enfim... Mas o Salmista nos afirma que Deus não despreza um coração quebrantado.
Porque será? E como sendo Pedra Viva posso oferecer um sacrifício agradável com meu coração quebrantado?
· Quando estamos com o coração quebrantado é sinal de que cansamos de agir com nossas próprias mãos. Esquecemos do Plano B na manga e deixamos Jesus ser o Plano A em nossas vidas.
O sacrifício está nesta confiança que temos em Jesus! Pois não é fácil! Trata-se de entrega total!
Exemplo: Ana quando desejou ter um filho homem:
o Era estéril e não podia ter filhos
o Tinha que ser um filho homem, pois era mais valorizado naquela época.
o Ela estava sendo envergonhada por Penina.
o Porém ela orou e quebrantou seu coração diante de Deus
o E Deus atendeu sua oração
Qual foi o sacrifício de Ana? Ter um coração quebrantado diante de Deus!
Pois:
O coração quebrantado nos faz reconhecer nossa pequenez e engrandecer o Poder de Deus!
“Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo o fará; E ele fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu juízo como o meio dia”. Salmos 37:5-6
III-Sacrifício de Espalhar e Ajuntar as Pedras
Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras (Ec. 3.5).
Quando lemos tempo de espalhar e tempo de ajuntar as pedras entendemos que nós como Pedras Vivas temos por obrigação de ajudar as demais Pedras (irmãos) a se ajuntarem conosco para Caminhar, Louvar e Adorar a Deus.
“Um ao outro ajudou e a seu companheiro disse esforça-te”.
Ajudar o irmão necessitado, chorar seu choro rir com sua alegria.
Tempo de Ajuntar Pedras!
Alguém pensa no seu coração: “Não preciso estar na igreja com os irmãos, estou com Deus, logo não me é tão necessária a presença dos irmãos e nem ir para igreja com freqüência”. Muitas vezes devido nossas dificuldades ou correria perdemos o desejo de estar na Casa do Pai ocupando nosso lugar como Pedra Viva.
É por este motivo que como Pedras Vivas devemos ajuntar as demais pedras, afim de que possam estar todos reunidos como Pedras Vivas da Igreja de Cristo.
Exemplo da Fogueira
Tempo de Espalhar Pedras
Agora, Tempo de espalhar Pedras. Quando cada um não está na igreja. Temos que trabalhar, outros ir para faculdade, afinal não temos como passar 24h na igreja, cada um tem suas ocupações. Então nem sempre estamos debaixo da cobertura física e espiritual da igreja, por isso o inimigo tende a atacar mais nestes momentos. Mas em qualquer lugar seja na igreja ou fora dela, nunca devemos esquecer que somos pedras vivas esculpidas por Deus e somos edificados como casa espiritual por Jesus para oferecer sacrifícios espirituais a Deus tanto dentro como fora do templo tanto no ajuntar como no0espalhar0pedras.
Exemplo:
José quando estava com sua família era uma pedra viva.
Filho obediente, orgulho de seu pai Jacó.
Mas a Pedra José foi espalhada para o Egito quando os seus irmãos o venderam para uma caravana de Ismaelitas.
Mas mesmo lá, ele continuou sendo uma pedra viva de Deus. Na casa de Potifar como escravo, era fiel a Deus.
Na prisão era fiel a Deus, e por isto o Senhor era com ele.
E Deus o exaltou!
Conclusão:
Guarde em seu coração:
Hoje último dia do retiro, ultima ministração onde Deus nos esculpiu e juntou as Pedras Vivas, daqui algumas horas estaremos voltando para nossas casas e a vida continua. A partir daí começa o Tempo de Espalhar Pedras, onde tomamos posse e mostramos lá fora para o mundo, que somos Pedras Vivas edificados casa espiritual, sacerdócio santo para oferecer sacrifício espiritual agradável a Deus.
Como pedras fomos lapidados e revestidos por Deus para mostrarmos para o mundo o verdadeiro brilho de uma Pedra Viva.
Deus os Abençoe.
Dc. Cléber Nascimento - CCNE Santo André - ABC